sábado, 28 de novembro de 2009

Ser Músico não é tão fácil quanto parece

Ser Músico não é tão fácil quanto parece. Se de um lado esta Arte-Profissão é alvo de admiração e reconhecimento, por muitos ainda é considerada atividade menor, ou mesmo sinônimo de malandragem.
O fato é que, para ser Músico com M maiúsculo, é preciso estudar, e muito!
Primeiro, vem a questão do talento, da sensibilidade, itens indispensáveis nesta profissão. Acrescente a isto anos a fio de intenso trabalho de aprimoramento técnico, que exigem do estudante total resignação, determinação e desgaste físico e emocional. A maioria dos músicos começa bem cedo, diferente da maioria das outras profissões. Isso quer dizer que não é raro encontrarmos quem trocou os brinquedos pelo instrumento. Sem culpa!
Agora, imaginem o que seja aliar tudo que descrevi acima ao sublime chamado do Mestre para um compromisso genuíno com Ele. É tremendo!!! É se despojar da vaidade tão própria dos artistas, é se dar a todo tempo para os irmãos que desejam louvar melhor através da Música, é adaptar os conhecimentos técnicos à Igreja, que nem sempre reconhece o seu valor.
Já pararam pra pensar que os nossos Ministros de Música poderiam ser músicos de grande projeção no cénario secular? Não, acho que a maioria nunca parou para refletir sobre isso...
Que tal, num exercício de amor e reconhecimento, lembrar de quem ensinava pra você os primeiros Cânticos Espirituais, dos regentes congregacionais e corais que você já conheceu, dos instrumentistas, solistas, conjuntos inspiradores, compositores, e de todos os Músicos do Senhor que passaram e edificaram sua vida, a vida dos seus filhos, servos que Deus tem usado para abençoar, através de algo tão maravilhosamente divino. Agradeça a Deus por estes!
Quanto àqueles, que tendo recebido este talento, o tem usado para sua própria vaidade ou negligentemente, uma pitada de Jeremias 48: 10 cai muito bem. Mas para os que entendem o Ministério de Música como um privilégio imerecido, um Dom maravilhoso, receito I Coríntios 15:58.
No Dia do Músico Batista, meu desejo e oração continuam a ser:
« Usa, Senhor, todo meu ser pra Teu louvor
Mãos, pés e voz, Tudo consagro a Ti! »
Que seja assim na sua experiência também,
Mônica Coropos

AO TEU DISPOR (Mônica Coropos)

Eu quero ser usado, meu Senhor.
Com tudo o que tenho e que sou.
Ser um vaso em tuas mãos
E canal do teu amor,
Instrumento vivo por onde quer que for.
Quero falar da mudança que houve em mim,
Da nova vida que um dia alcancei.
Quero dar o meu melhor, Te agradar e Te servir
Em meus passos quero o Teu querer cumprir.

Eis-me aqui, sou um servo a teu dispor.
Reina em mim pra que o mundo possa ver
Tua luz em meio às trevas
E tão grande salvação
Que liberta o homem, traz a paz e dá perdão.

CANTA PÁSCOA

PROJETO CANTA PÁSCOA
REGENTE: MÔNICA COROPOS

Ensaio geral
CORO E ORQUESTRA
domingo 12:30 - PIB DE IRAJÁ


APRESENTAÇÃO NA ECEME (Escola de Comando e Estado Maior do Exército)
Endereço: General Tibúrcio, 125 Praia Vermelha (Pão de Açúcar) -RJ

MÚSICA e EDUCAÇÃO INFANTIL

Em nenhum outro tempo a Educação Infantil precisou estar tão presente, atuante e preparada. As influências que nos bombardeiam a todo instante, apesar da pobreza moral e de princípios, aparecem, na maioria das vezes, maquiadas por produções de alto nível, que nos atraem a consumi-las impulsivamente, mudando nossos hábitos, deformando nossos valores.
Todas as Linguagens da Arte podem, e devem, ser usadas como recursos preciosos na Educação Infantil. A Música, por estar presente no nosso dia- a- dia em todas as fases do desenvolvimento (Swanwick, 2003), e sendo quase que unanimidade por sua gama de estilos e ritmos, se constitui em excelente aliada para atingirmos os corações férteis que precisam de alimento cada vez mais sólido no decorrer de sua caminhada.
Mesmo sem ser um músico, o educador infantil precisa dedicar atenção especial e cuidadosa na seleção do seu repertório musical. Uma vez aprendida uma música, jamais sairá do inconsciente da criança. Para isso, deve aliar todo seu conhecimento a grandes doses de criatividade, dinamismo, otimismo, carisma e liderança, fazendo com que os poucos momentos de contato com seus alunos se tornem eficazes no combate a esta realidade.
A Música, este poderoso instrumento de ensino, constitui-se como parte importante e eficaz no aprendizado, exercendo grande influência sobre nós, propiciando ambiente socializador, de inclusão, pois envolve os responsáveis, vizinhos, amigos e familiares no processo ensino-aprendizagem, ajuda a fixar conceitos essenciais, na expressão dos sentimentos, seja cantando ou tocando, elevando o nível de apreciação musical, além de encorajar e, nas palavras de Schafer (1991), sensibilizar as crianças quanto aos perigos da poluição e manipulação sonoras a que estão expostas.
Resgatar e saber usar bem este instrumento poderoso - a Música - na aprendizagem global da criança a partir da formação musical do educador infantil, este é o nosso grande desafio.


Mais benefícios da MÚSICA!!!

1-A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo;
2-Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
3-O estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola;
4-Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares;
5-Pessoas de mais idade envolvidas em fazer música têm melhorias significativas na saúde;
6-O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer;
7-O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;
8-A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
9-Estudos comprovam que aulas de um instrumento provoca aumento do hormônio do crescimento, colaborando no aumento do nível de energia,
10-Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal

A Música nos influencia!!!

Benefícios da Educação Musical

Os benefícios da Música na vida do ser humano são incontestáveis, pois estimula e utiliza várias partes do cérebro, estimulando a memória, a percepção, o movimento, trabalhando as emoções, proporcionando o bem-estar físico e mental em todas as faixas etárias.
Os benefícios da Educação Musical podem ser agrupados em 4 grandes categorias:

Sucesso na sociedade;
Sucesso na escola;
Sucesso no desenvolvimento da inteligência;
Sucesso na vida.

MUSICALIZA-TE A TI MESMO

Observando a criação de Deus, podemos compará-la a uma perfeita Sinfonia. Sim, toda a natureza, inclusive nós, fazemos ecoar um conjunto de sons e rítmos maravilhosamente compostos pelo Senhor!
Somos parte do desejo de Deus para louvá-lo, e, mais especificamente no nosso caso, de levarmos outros a fazerem o mesmo, com entendimento, beleza e compromisso.
Precisamos, para isso, de nos despojarmos de qualquer “arma” que bloqueie o fluir desse tempo de aprendizado. Musicalizar é, antes de tudo, reconhecer que, neste processo, quanto mais eu dou eu mais recebo. Quantas vezes nos surpreendemos aprendendo com nossos alunos?
Musicalizar é mexer com a auto-estima, lapdar vidas.
Musicalizar é nunca estagnar. É ficar com a mente e o coração abertos para todo fato novo, e, deste fato, promover outros, outros e outros...
Musicalizar é perceber o belo e o útil em cada estilo, performance, atividade, vivência. É ouvir desde o canto dos pássaros até o último CD lançado.
Musicalizar é entrar de um jeito na sala e sair de outro. É vencer as resistências, ganhar a confiança. Uma verdadeira luta diária.
Musicalizar é investir no presente e se surpreender com a colheita. É educar através da Música.
Musicalizar é apaixonante. Você vai perceber.
Musicaliza-te todos os dias. Dê este presente a você.

Mônica Coropos