quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Musicalizando com Alegria na Igreja, (Mônica Coropos, 2012)





Todos sabemos que a música tem um potencial ímpar de comunicação. Estudiosos comprovam que na música reside um doce poder persuasivo. Na longa história da igreja cristã a música sempre esteve presente. O povo de Deus, em diferentes épocas, culturas e lugares é um povo que canta, que toca, que celebra com esta Arte divina. O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano na igreja fazem com que crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Quando as crianças cantam, tocam ou ouvem música, estão aprendendo muitas coisas
As músicas que cantamos precisam estar impregnadas de significado. O uso consciente da Música na igreja, é um sinal claro de que entendemos que o bom uso ou o mau uso da música pode fazer grande diferença na educação cristã de uma pessoa. É triste ver um povo cantando músicas com mensagens distorcidas, músicas escolhidas apenas pelo ritmo, mesmo que não sejam cristocêntricas e bíblicas. A música é um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma, e um dos meios mais eficazes para encher o coração com as verdades espirituais.
Diante do leque  de opções que temos diante de nós, ao escolher uma música precisamos ter em mente:
Que música utilizar?
Qual a forma de utilizar?  
Qual é o propósito de utilizar?
Que nossos critérios na escolha da música na igreja tenham estes pilares, para que nossas crianças sejam ensinadas pensando mais no sentido das palavras que canta, e sejam influenciadas positivamente por esta ferramenta maravilhosa. A Musicalização na igreja de hoje é uma tarefa complexa, mas muito necessária.

3 comentários:

  1. É muito bom ver as crianças entoando verdades bíblicas em ritmos gostosos, com aquelas vozes doces e animadas...
    Há um ano atrás voltamos a cantar os cânticos infantis mais antigos... e, era meio difícil... as crianças não conheciam, não cantavam... dava uma saudade da minha infância...
    Mas, hoje, um ano depois,as crianças cantam verdades bíblicas de uma forma tão diferente, tão gostosa!!!
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que depoimento maravilhoso! Minha oração é que vcs continuem esta experiência! Gde abço e orações!

      Excluir
  2. Bom dia Monica !!!!
    Amei tudo o que você postou; gostaria de saber se poderia me ajudar a formar um coral com meus alunos de 2 a 5 anos a musica será Meu Brasil Brasileiro Gal Costa ; aguardo sua resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Que bom você ter estado aqui comigo. Vamos juntos na caminhada da vida?Obrigada!