Em nenhum outro tempo a Educação Infantil precisou estar tão presente, atuante e preparada. As influências que nos bombardeiam a todo instante, apesar da pobreza moral e de princípios, aparecem, na maioria das vezes, maquiadas por produções de alto nível, que nos atraem a consumi-las impulsivamente, mudando nossos hábitos, deformando nossos valores.
Todas as Linguagens da Arte podem, e devem, ser usadas como recursos preciosos na Educação Infantil. A Música, por estar presente no nosso dia- a- dia em todas as fases do desenvolvimento (Swanwick, 2003), e sendo quase que unanimidade por sua gama de estilos e ritmos, se constitui em excelente aliada para atingirmos os corações férteis que precisam de alimento cada vez mais sólido no decorrer de sua caminhada.
Mesmo sem ser um músico, o educador infantil precisa dedicar atenção especial e cuidadosa na seleção do seu repertório musical. Uma vez aprendida uma música, jamais sairá do inconsciente da criança. Para isso, deve aliar todo seu conhecimento a grandes doses de criatividade, dinamismo, otimismo, carisma e liderança, fazendo com que os poucos momentos de contato com seus alunos se tornem eficazes no combate a esta realidade.
A Música, este poderoso instrumento de ensino, constitui-se como parte importante e eficaz no aprendizado, exercendo grande influência sobre nós, propiciando ambiente socializador, de inclusão, pois envolve os responsáveis, vizinhos, amigos e familiares no processo ensino-aprendizagem, ajuda a fixar conceitos essenciais, na expressão dos sentimentos, seja cantando ou tocando, elevando o nível de apreciação musical, além de encorajar e, nas palavras de Schafer (1991), sensibilizar as crianças quanto aos perigos da poluição e manipulação sonoras a que estão expostas.
Resgatar e saber usar bem este instrumento poderoso - a Música - na aprendizagem global da criança a partir da formação musical do educador infantil, este é o nosso grande desafio.
Todas as Linguagens da Arte podem, e devem, ser usadas como recursos preciosos na Educação Infantil. A Música, por estar presente no nosso dia- a- dia em todas as fases do desenvolvimento (Swanwick, 2003), e sendo quase que unanimidade por sua gama de estilos e ritmos, se constitui em excelente aliada para atingirmos os corações férteis que precisam de alimento cada vez mais sólido no decorrer de sua caminhada.
Mesmo sem ser um músico, o educador infantil precisa dedicar atenção especial e cuidadosa na seleção do seu repertório musical. Uma vez aprendida uma música, jamais sairá do inconsciente da criança. Para isso, deve aliar todo seu conhecimento a grandes doses de criatividade, dinamismo, otimismo, carisma e liderança, fazendo com que os poucos momentos de contato com seus alunos se tornem eficazes no combate a esta realidade.
A Música, este poderoso instrumento de ensino, constitui-se como parte importante e eficaz no aprendizado, exercendo grande influência sobre nós, propiciando ambiente socializador, de inclusão, pois envolve os responsáveis, vizinhos, amigos e familiares no processo ensino-aprendizagem, ajuda a fixar conceitos essenciais, na expressão dos sentimentos, seja cantando ou tocando, elevando o nível de apreciação musical, além de encorajar e, nas palavras de Schafer (1991), sensibilizar as crianças quanto aos perigos da poluição e manipulação sonoras a que estão expostas.
Resgatar e saber usar bem este instrumento poderoso - a Música - na aprendizagem global da criança a partir da formação musical do educador infantil, este é o nosso grande desafio.
Ei monica,
ResponderExcluirfantástico seu artigo!!
"A música constitui-se como parte importante e eficaz no aprendizado"
Obrigada, Livia! Veja a página no Facebook tb! https://www.facebook.com/monicacoropos.musicalizandocomalegria
ResponderExcluirParabéns Mônica, seu blog e face tem abençoado minha vida. Sou professora em escola particular e na igreja estamos com um grupo musical infantil. Bjusss!
ResponderExcluirSou da PIB em Santa Luz - Bahia.
Oi, Georgia! O que tem feito? Ainda atuando com crianças?
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