quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Musicalizando com Alegria na Pré-escola (Mônica Coropos, 2012)




A música é uma das principais formas de expressão e comunicação, além de transmitir a cultura, a história e identidade social a que se pertence. Segundo Penna (1990), a música é o material para um processo educativo e formativo mais amplo, dirigido para o pleno desenvolvimento do indivíduo, enquanto sujeito social. Ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons através da brincadeira, imitação e reprodução musical, explorar e identificar elementos da música, perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos utilizando composições e interpretações musicais são alguns, dos diversos conteúdos da música na pré-escola.  Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o trabalho com a música deve ser iniciado através da escuta de várias músicas utilizando canções e movimentos corporais, e se desenvolver através da diversificação dos gêneros musicais, do estímulo à criatividade, do aprendizado das noções musicais, da socialização, da sensibilidade, e tantos outros elementos fundamentais para a formação integral de uma pessoa.




O trabalho da musicalização desde o início da fase escolar é extremamente importante, pois o treinamento musical favorece o desenvolvimento cognitivo, atenção, a memória, a agilidade motora, assim como cria uma experiência única entre linguagem, música e movimento. 

O CD Musicalizando com Alegria na Pré-escola descortina a investigação das possibilidades que a Música pode proporcionar à dinâmica da educação pré-escolar, diante dos impasses e limitações que são observados na continuidade da vida acadêmica e sociocultural da criança. Será interessante constatar que, a partir das vivências musicais, a criança se desenvolverá em outras áreas, tais como expressão oral e corporal, desempenho motor e na afetividade. Peço a você, educador, que compartilhe comigo as experiências a obtidas através da utilização deste CD, e da música de uma forma geral. Precisamos respaldar cada vez mais nossa crença da necessidade da Música na pré-escola.





CD Musicalizando com Alegria na Pré-escola
R$15,00
Reservas pelo e-mail: monicacoropos@uol.com.br




2 comentários:

Que bom você ter estado aqui comigo. Vamos juntos na caminhada da vida?Obrigada!