quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A Música estimula comunicação de autistas com o mundo (Mônica Coropos, 2013)



Música é comunicação. Música é ponte. Música é a única ponte de comunicação possível para os portadores de transtorno neurológico tais como os AUTISTAS. Nessas pessoas, a música é decodificada no hemisfério direito do cérebro, que é responsável pela subjetividade e emoções, se movendo até o centro de respostas emotivas, localizado no hipotálamo, e passando para o córtex (responsável pelos estímulos motores e intelecto). Nas atividades com AUTISTAS, é preferível que usemos, a princípio, músicas instrumentais. Segundo estudos, os sons verbais não "funcionam", porque são registrados no hemisfério esquerdo, na região cortical (analítica e lógica), diretamente do aparelho auditivo.
O educador do autista deve ter em mente que, antes de reagir fisicamente à música - tocando instrumento, cantarolando, batucando - a música atinge em primeiro lugar a emoção, para depois passar para reações físicas. Esta é a melhor forma de integrar e interagir com AUTISTAS.
Abaixo, listei uma playlist para facilitar o garimpo das atividades:

Um comentário:

  1. Obrigada, Mônica!!! Você já conhece o meu Garotão??? Vai me ajudar muito!!! O Garotão ama música, ama o coro!!!
    Só pra você ter uma ideia, ele aprendeu todas as músicas tanto da cantata infantil como as músicas da cantata do coro principal..
    Depois dá uma passadinha no blog pra ver como ele anda...
    Um grande, grande, beijo!!!!
    (vc me fez chorar... de emoção...)
    http://reflexoesdemamae.blogspot.com.br/2012/11/coro-infantil-estreia-do-garotao.html

    ResponderExcluir

Que bom você ter estado aqui comigo. Vamos juntos na caminhada da vida?Obrigada!