Música é
comunicação. Música é ponte. Música é a única ponte de comunicação possível
para os portadores de transtorno neurológico tais como os AUTISTAS. Nessas
pessoas, a música é decodificada no hemisfério direito do cérebro, que é
responsável pela subjetividade e emoções, se movendo até o centro de respostas
emotivas, localizado no hipotálamo, e passando para o córtex (responsável pelos
estímulos motores e intelecto). Nas atividades com AUTISTAS, é
preferível que usemos, a princípio, músicas instrumentais. Segundo estudos, os
sons verbais não "funcionam", porque são registrados no hemisfério
esquerdo, na região cortical (analítica e lógica), diretamente do aparelho
auditivo.
O educador do autista deve ter em mente que, antes de reagir fisicamente à música - tocando instrumento, cantarolando, batucando - a música atinge em primeiro lugar a emoção, para depois passar para reações físicas. Esta é a melhor forma de integrar e interagir com AUTISTAS.
O educador do autista deve ter em mente que, antes de reagir fisicamente à música - tocando instrumento, cantarolando, batucando - a música atinge em primeiro lugar a emoção, para depois passar para reações físicas. Esta é a melhor forma de integrar e interagir com AUTISTAS.
Abaixo, listei uma playlist para facilitar o garimpo das
atividades:
Obrigada, Mônica!!! Você já conhece o meu Garotão??? Vai me ajudar muito!!! O Garotão ama música, ama o coro!!!
ResponderExcluirSó pra você ter uma ideia, ele aprendeu todas as músicas tanto da cantata infantil como as músicas da cantata do coro principal..
Depois dá uma passadinha no blog pra ver como ele anda...
Um grande, grande, beijo!!!!
(vc me fez chorar... de emoção...)
http://reflexoesdemamae.blogspot.com.br/2012/11/coro-infantil-estreia-do-garotao.html