terça-feira, 5 de março de 2019

VALORIZANDO A EDUCAÇÃO CRISTÃ INFANTIL ATRAVÉS DO LOUVOR E DA ADORAÇÃO Mônica Coropos


VALORIZANDO A EDUCAÇÃO CRISTÃ INFANTIL 
 ATRAVÉS DO LOUVOR E DA ADORAÇÃO  
Mônica Coropos


INTRODUÇÃO

 A Música está presente em todas as culturas e pode ser utilizada como fator determinante nos desenvolvimentos motor, linguístico e afetivo de todos os indivíduos. (MARTINS, 2004). A linguagem musical está presente na vida dos seres humanos desde o nascimento, e a criança tem necessidade de desenvolvê-la. O ser humano tem várias maneiras de responder aos estímulos do meio ambiente, e o movimento é uma delas. Os bebês apresentam reações e preferências, e estão prontos para aprender muito mais do que se costumava pensar. É necessário analisar que tipo de contribuição pode ocorrer com o trabalho de musicalização para as crianças na igreja. A música tem sua contribuição para o desenvolvimento global da criança. No dia a dia das crianças nas escolas seculares, a linguagem musical vem atendendo a diversos propósitos como suporte para a formação de hábitos, atitudes, disciplina, condicionamento da rotina e outros.
Campbell; Dickinson (2000, p.147) ao comentarem sobre a inteligência musical, resumem os motivos pelos quais ela deve ser valorizada na escola:
- Conhecer música é importante.
- A música transmite nossa herança cultural. É tão importante conhecer Beethoven e Louis Armstrong quanto conhecer Newton e Einstein.
- A música é uma aptidão inerente a todas as pessoas e merece ser desenvolvida.
- A música é criativa e auto-expressiva, permitindo a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.
- A música ensina os alunos sobre seus relacionamentos com os outros, tanto em sua própria cultura quanto em culturas estrangeiras.
- A música oferece aos alunos rotas de sucesso que eles podem não encontrar em parte alguma do currículo.
- A música melhora a aprendizagem de todas as matérias.
- A música ajuda os alunos a aprenderem que nem tudo na vida é quantificável.
- A música exalta o espírito humano.
Nós podemos louvar e adorar de várias maneiras, inclusive, através da música. E como é bom fazermos assim!!!

MÚSICA: Semear (Mônica Coropos) – CD do PEPE -JMM


Aprenda a diferença entre louvor e adoração e como a música pode ser um elemento contribuinte para o desenvolvimento espiritual, da inteligência e a integração da criança. Como usar a música para contribuir na evangelização e favorecer no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.

MÚSICAS:
ü  Dia de festa (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria, vol. 3
ü  É bom sentir Tua paz (Mônica Coropos) – CD


·         Qual a diferença entre louvor e adoração


O Que é Louvor 
A palavra louvor significa “ato de louvar, aplauso, elogio”.  Tem como antônimo “censura e crítica”. Sendo assim o louvor pode ser dirigido a pessoas, instituições, ideologias, objetos, lugares, animais, e outras coisas, através de elogios, aplausos, cânticos, falas poéticas, apologéticas, informais, etc. Por exemplo, quando cantamos o Hino Nacional Brasileiro, estamos louvando o Brasil. Portanto louvar significa “admirar, falar bem, elogiar, engrandecer”. Diariamente, estamos louvando muitas coisas ao nosso redor. Quando louvamos a Deus, estamos admirando os atributos do Seu caráter: fidelidade, bondade, amor, longanimidade, retidão, justiça, misericórdia, etc. Usamos as expressões dos nossos anseios para fazer isto. Qualquer um pode fazer isto. A natureza, por exemplo, também pode louvar a Deus (Salmos 19:1). Louvor é algo que qualquer um pode dar a qualquer coisa ou pessoa (Salmos 9:11;33:2;67:3;42:12).
Então ...

Louvar  lit. “Barulho” - elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer.

O  Que  é  Adoração
O vocábulo adoração deriva da palavra em latim adorare,  que etimologicamente vem a ser “falar com". O dicionário define seu significado como “ato de adorar; culto a Deus; amor profundo”. É render culto a Deus, coisas ou pessoas considerados como sendo santos. É prostrar-se diante de algo em “sinal de reconhecimento, idolatrar, amar apaixonadamente”.
Então...
Adorar – lit. “Prostrar-se” – reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, ter grande predileção a, cultuar, curvar-se, cair com o rosto em terra, render-se.


·         Paralelo entre LOUVOR e ADORAÇÃO:

LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor
ADORAÇÃO: Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor

LOUVOR: Pode ser comunitário
ADORAÇÃO: É individual

LOUVOR: Brota das emoções
ADORAÇÃO: Brota da devoção

LOUVOR: Pelos feitos de Deus
ADORAÇÃO: Pelo que Deus é

LOUVOR: Pelos presentes de Deus
ADORAÇÃO: Pela presença de Deus

LOUVOR: É uma expressão de vida
ADORAÇÃO: É um estilo de vida

LOUVOR: É circunstancial
ADORAÇÃO: É incondicional

LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus
ADORAÇÃO: Vive para Deus

Não devemos nos equivocar que é mais espiritual adorar, pois o que aprendemos é que ambos se complementam.
·         
      Como a Música pode ser um elemento contribuinte para o desenvolvimento espiritual da criança

O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL DA CRIANÇA

De 0 a 2 anos
Nessa faixa etária a criança é suscetível à influência espiritual. A dedicação e
atenção dos pais e professores pode desenvolver desde já uma base sólida de
conforto, amor e confiança, o que mais tarde pode direcionar a criança a um
sentimento de confiança também em Deus. É nessa idade que as crianças começam a
fazer associação entre a linguagem da fé, imagens espirituais e personagens bíblicos.
CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR:
I. “Deus criou todas as coisas”
II. “Deus, o Pai, cuida de mim”
III. “Jesus, o Filho de Deus, me ama”

De 3 a 6 anos
Nessa faixa etária a criança começa a entender os conceitos básicos de certo e errado, respeito, compaixão e amizade. Uma boa educação vai desenvolver a compreensão dos pensamentos e atitudes que não são aceitáveis nos relacionamentos com outras pessoas e com Deus. As sementes da fé plantadas nessa idade vão crescer com cuidados paternais e contínuas influências espirituais focadas em Deus, como músicas, histórias e orações. É a partir dessa faixa etária que a criança começa a usar a imaginação para desenvolver a fé em coisas que não se vê. Modelar esse crescimento com leitura da Bíblia e oração se torna extremamente importante.

CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR (DE 3 A 4 ANOS):
I. “Eu posso ouvir histórias da Bíblia e aprender versículos”
II. “Eu estou começando a entender que a Bíblia é a palavra de Deus e que ela me
ensina sobre Deus e seu filho, Jesus Cristo”
III. “Eu entendo que Jesus se entristece quando eu faço alguma coisa errada”
IV. “Eu quero seguir os passos de outras pessoas”

CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR (DE 5 A 6 ANOS):
I. “Jesus veio a este mundo para salvar as pessoas dos seus pecados”
II. “Eu entendo quem é Deus e o que Ele é”
III. “Eu posso falar com Deus em qualquer momento e em qualquer lugar”
IV. “Eu conheço personagens da Bíblia que amaram a Deus e o serviram”
V. “Eu sei como eu posso amar e servir a Deus hoje em dia”
IV. “Eu estou começando a entender como Deus pode estar em todo lugar e no meu coração ao mesmo tempo”


De 7 a 11 anos
Durante essa faixa etária, as crianças começam a encarar os assuntos
teológicos mais complexos e estão prontas para fazer da fé parte de sua vida. Um dos principais objetivos do desenvolvimento espiritual na vida da criança é apresentar o padrão bíblico de amor através de Deus e dos outros. Seguindo os padrões de Deus, com inspiração nas figuras dos pais, as crianças serão encorajadas à maturidade espiritual, com compromisso, bondade, senso de justiça e perdão. Assim que a criança começa a desenvolver sua fé em profundidade, terá desejo de se aprofundar e discutir o assunto. O passo seguinte será compartilhar sua fé com os outros.

CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR (DE 7 A 8 ANOS):
I. “A Bíblia define o que é certo e o que é errado, e eu tenho a responsabilidade de escolher o que é certo”
II. “Eu preciso da ajuda de Jesus para obedecer os mandamentos de Deus”
III. “O mundo é muito grande, mas Deus pode trabalhar em toda parte dele”
IV. “Eu acredito que as histórias que a Biblia conta são reais, e eu posso aplicar na minha vida os ensinamentos que trazem”

CONCEITOS ESPIRITUAIS PARA SE TRABALHAR (DE 9 A 11 ANOS):
I. “A Bíblia é a verdade absoluta de Deus para minha vida”
II. “A Salvação é para mim e para qualquer um que confie em Jesus como Senhor da sua vida e salvador”
III. “A Bíblia nos apresenta Deus trabalhando junto com seu povo, e eu faço parte disso”
IV. “Eu entendo porque Jesus morreu por mim e o quanto ele me ama, e quero que meus amigos saibam disso também.”
MÚSICAS:
ü  Eu sei que hoje vai ser especial (Mônica Coropos) – CD Uma decisão superespecial
ü  Deus, o grande criador (Mônica Coropos) – CD Hei, você!
ü  Nunca vou esquecer (Mônica Coropos) – CD Hei, você!
ü  Como ouvirão (Mônica Coropos) – CD CD Uma decisão superespecial
ü  Um missionário eu quero ser (Mônica Coropos) – CD CD Uma decisão superespecial


·         Como a Música pode ser um elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligência da criança

Para Jean Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. As teorias piagetianas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mas também para a sociologia e para a antropologia, além de permitir que os pedagogos tracem uma metodologia baseada em suas descobertas.
Desejando prestar à criança o melhor possível, temos alguns conselhos:
amamente a longo prazo – Muita gente sabe que a amamentação dos bebês a longo prazo tem efeitos benéficos por exemplo sobre a imunidade da pessoa na maturidade. Porém, como novidade verificou-se que a amamentação que dura nove meses tem uma influência importante também sobre a inteligência da criança.
cante e fale – Desde pequenino fale com a criança e cante-lhe antes de dormir. Leia com a criança livros ilustrados. teste on line » Invente as próprias histórias, narre-lhe sobre a sua juventude.
desenvolvimento da criatividade e do pensamento lógico – Consulte o livro que jogos deve brincar com a sua criança, que actividades desenvolverão a sua fantasia. Permita que a criança suje toda a cozinha desejando saber como se prepara a comida. Permita-lhe varrer as folhas no jardim. Desejando ajudar em casa, não lhe impeça, mesmo que isto significaria arrumar tudo em casa. Mostre-lhe como as coisas se criam – como se criam bolas de sabão, como se cria o vapor, como se arranca o carro. Dentro em breve a criança surpreende os pais inventando os seus próprios jogos e as suas próprias regras.
complete as vitaminas – Há substâncias que entregam o „seiva“ ao cérebro. Não falamos sobre drogas nem medicamentos, mas sobre as substâncias compreendidas em gêneros alimentícios correntes teste qi » – vitaminas A, C. E. Além destes, estimula-nos também B ou ginseng, para os adultos é ideal a cafeína. Ainda os aminoácidos, lecitina ou extrato da árvore Ginkgo biloba melhoram as funções do cérebro.



Inteligência é uma habilidade que necessita de estímulos para se desenvolver plenamente. Os pais podem exercer um papel importante no desenvolvimento da mesma, desde o nascimento do filho. E essa atuação não se refere somente ao aprendizado formal que eles proporcionam, nem da imposição colocada à criança. 
No anseio de colaborar com o desenvolvimento da inteligência, algumas vezes os pais sobrecarregam o filho com uma diversidade de estímulos, porém é preciso ter cuidado. A pressão pode fazer com que a criança fique frustrada e desencorajada. 
Os estímulos aqui abordados referem-se a passeios, brincadeiras, jogos, canto, dança. Assim a criança cria, observa e explora o mundo a sua volta, tem experiências e vivencia temas que irão nortear toda sua vida, como limites, cooperação. 
Outros estímulos adequados proporcionados pelos pais são: toques, palavras de carinho, elogios, conversas, contar histórias. Os especialistas afirmam que outro aspecto mais importante que o tipo de estímulo, é a forma como ele é oferecido. As brincadeiras devem ser acompanhadas de demonstrações de afeto e carinho
O bebê pode ser estimulado durante o banho, na troca de roupas, através de canções, de assobios, de um olhar. Para a criança de um a dois anos, cante as canções de ninar na hora de dormir; ofereça folhas de papel e lápis de cores diferentes para brincar. Dos dois aos três anos, uma sugestão é a pintura com tintas atóxicas, pincéis e papel. Se a criança preferir deixe-a pintar com os dedos. Leia os livros adequados para sua faixa etária, deixando-a manuseá-los. 
Na faixa etária dos três aos quatro anos, é a vez dos jogos educativos. Aqueles que possuem regras e são jogados em grupos, trabalham limites e cooperação. Leve-o ao circo, zoológico, cinema. Dos quatro aos cinco anos, uma opção de brincadeira é a dos fantoches, onde cada membro da família representa um personagem e participa da narração da história. Ensine brincadeiras antigas, como corda, amarelinha, dança das cadeiras
Outras alternativas para desenvolver as habilidades/ampliar as capacidades:
inscreva a criança em cursos
consulte o consultório pedagógico/psicológico, se necessário

MÚSICAS:

ü  Um dia lindo (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria na Pré-escola
ü  Como está o tempo (Mônica Coropos) – CD
ü  Hora da história (Mônica Coropos) – CD
ü  Altura (Mônica Coropos) – CD
ü  Duração (Mônica Coropos) – CD
ü  Timbre (Mônica Coropos) – CD
ü  Intensidade  (Mônica Coropos) – CD


·         Como a Música pode ser um elemento contribuinte 
para a integração da criança

A música e a musicalização são elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Contribuiu com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.
MÚSICAS:

ü  Hora do abraço (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria na Pré-escola
ü  Você é importante (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria vol. 3
ü  Vamos conhecer (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria vol. 4

·         Como usar a Música para contribuir na evangelização da criança

MÚSICAS:

  • ü  Só em Jesus a gente pode confiar (Mônica Coropos) – CD
  • ü  Se você quer conhecer (Mônica Coropos) – CD
  • ü  Hei,  você (Mônica Coropos) – CD


·         Como usar a Música para favorecer o desenvolvimento cognitivo/linguístico da criança

MÚSICAS:
  • ü  Veja quanto som (Mônica Coropos) – CD
  • ü  Zilma, Zilda e Zizi (Mônica Coropos) – CD
  • ü  Os bichinhos (Mônica Coropos) – CD



·         Como usar a Música para favorecer o 
        desenvolvimento psicomotor da criança

MÚSICAS:
  • ü  Crescendo (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria na Pré-escola
  • ü  Movimento 1 - Bate, mexe e pula - (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria na Pré-escola
  • ü  Movimento 2 (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria na Pré-escola
  • ü  Os instrumentos da Bandinha (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria, vol.3
  • ü  Roda, roda (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria, vol. 1
 

                           Como usar a Música para favorecer o 
desenvolvimento sócio afetivo da criança

MÚSICAS:
  • Sou feliz (Mônica Coropos) – CD Musicalizando com Alegria na Pré-escola

  
O ser humano é dotado de desejos, vontades e sentimentos próprios que começam a se desenvolver desde o nascimento. Ao longo da infância, ocorre o processo de desenvolvimento sócio afetivo da criança, período em que são importantes as interações que proporcionam vivências afetivas. Tanto a família quanto os professores exercem um papel importante no desenvolvimento afetivo da criança porque são eles, enquanto sujeitos mais experientes, que coordenam o processo de aprendizagem. 

A afetividade é um tema que vem sendo muito debatido, tanto nos meios educacionais quanto fora dele. No universo escolar,  há um consenso entre educadores com base nas principais Teorias do Desenvolvimento sobre a importância da qualidade das primeiras relações afetivas da criança. A afetividade implica diretamente no desenvolvimento emocional e afetivo, na socialização, nas interações humanas e, sobretudo, na aprendizagem. Para Piaget (apud OLIVEIRA, 1992), é
através  das  vivências  que a criança realiza com outras pessoas que ela supera a fase do egocentrismo, constrói a noção do eu e do outro como referência. A afetividade é considerada a energia que move as ações humanas, ou seja, sem afetividade não há interesse nem motivação. Vygotsky (1998), por sua vez, afirma que o ser humano se constrói nas suas relações e trocas com o outro e que é a qualidade dessas experiências interpessoais e de relacionamento que determinam o seu desenvolvimento, inclusive afetivo, enquanto Wallon (apud LA TAILLE, 1992, p. 90) sustenta que, no início da vida, afetividade e inteligência estão sincreticamente  misturadas, com predomínio da primeira”.

Para adquirir os CDs da autora, http://www.monicacoropos.com.br/ 

Para saber mais:





Conceitos retirados de “Spiritual Stepping Stones” - www.one2belive.com
http://test-de-qi.com.pt/



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