sábado, 28 de dezembro de 2013

Encantada por Maiakóvski (Mônica Coropos, 2013)



Estou encantada pelo poeta russo Vladimir Maiakóvski. Vou postar algumas coisas dele por aqui, sabe... precisamos de boas letras pra reinventarmos a nossa própria vida. 

Aliás, uma pena que alguém tão cheio de vida tenha dado cabo da sua com 37 anos  (há controvérsias sobre este assunto). 
Estranho jeito de gritar para o mundo seu desconforto... Não são poucos os artistas que fazem assim... 

Eu escolho guardar seus poemas, Maiakóvski, mas, também escolho continuar a viver e não ter a vergonha de ser, ora feliz, ora triste... afinal... não diz outro poeta que a vida é bonita? Também vejo muita beleza nesta vida. E tenho aprendido que precisamos dar a cor que queremos pra ela. Bom, mas este já é um outro autor, pra outro dia...

Dedução

Não acabarão nunca com o amor,
nem as rusgas,
nem a distância.
Está provado,
pensado,
verificado.
Aqui levanto solene
minha estrofe de mil dedos
e faço o juramento:
Amo
firme,
fiel
e verdadeiramente.

COMUMENTE É ASSIM 

Cada um ao nascer 
traz sua dose de amor, 
mas os empregos, 
o dinheiro, 
tudo isso, 
nos resseca o solo do coração. 
Sobre o coração levamos o corpo, 
sobre o corpo a camisa, 
mas isto é pouco. 
Alguém 
imbecilmente 
inventou os punhos 
e sobre os peitos 
fez correr o amido de engomar. Quando velhos se arrependem. 
A mulher se pinta. 
O homem faz ginástica 
pelo sistema Muller. 
Mas é tarde. 
A pele enche-se de rugas. 
O amor floresce, 
floresce, 
e depois desfolha.

"Não é difícil morrer nesta vida: / Viver é muito mais difícil."


"Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor."

"A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo."

"...nenhum som me importa 
afora o som do teu nome que eu adoro.
E não me lançarei no abismo,
e não beberei veneno, 
e não poderei apertar na têmpora o gatilho.
Afora 
o teu olhar
nenhuma lâmina me atrai com seu brilho"

"O coração tem domicílio no peito.
Comigo a anatomia ficou louca.
Sou todo coração."








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom você ter estado aqui comigo. Vamos juntos na caminhada da vida?Obrigada!