quarta-feira, 6 de abril de 2022

MUSICALIZANDO COM ALEGRIA – Proposta metodológica de ensino da música através de músicas e atividades integradas na formação continuada de professores e aplicada a crianças: um olhar sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO MÔNICA COROPOS

MUSICALIZANDO COM ALEGRIA – Proposta metodológica de ensino da música através de músicas e atividades integradas na formação continuada de professores e aplicada a crianças: um olhar sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente

Mônica Coropos

monicacoropos@gmail.com

www.coropos.com

RESUMO

COROPOS, Mônica. Musicalizando com Alegria – Proposta metodológica de ensino da música através de músicas e atividades dirigidas na formação continuada de professores e aplicada a crianças: um olhar sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes. Escola de Música, Rio de Janeiro, 2017. 

A presente pesquisa apresenta a proposta metodológica Musicalizando com Alegria, que consiste no aprendizado musical através de músicas autorais, vivências e atividades dirigidas e aplicadas sob os eixos cognitivo, afetivo e psicomotor da Musicalidade Abrangente. Acreditando que a aplicabilidade da metodologia com crianças e na formação continuada de professores, em espaços formais e não-formais de ensino-aprendizagem atenua as distorções decorrentes da fragmentação do saber existente na realidade atual, sugerimos a implementação de propostas curriculares abrangentes que não incorram na unilateralidade e no isolacionismo de uma só abordagem, mas que busquem a unificação, a significação, a expansão e integralização do ensino-aprendizagem da Música, trazendo novo olhar às atuais e futuras pesquisas, pela dimensão ainda pouco explorada e com grande impacto para o cenário da Educação Musical. Com o objetivo de investigar a aplicabilidade da proposta metodológica Musicalizando com Alegria sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente em ambientes de educação musical, foi estabelecida uma triagem nas fontes coletoras através de questionário semiestruturado auto administrado para recolhimento de informações de cunho relevante à pesquisa. A coleta de dados foi realizada em território brasileiro, constituindo-se sujeitos, alunos do Curso de Licenciatura em Música do Instituto Brasileiro de Educação Superior Continuada e do Curso de Iniciação Musical da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professores participantes das oficinas e membros dos grupos de WhatsApp Musicalizando com Alegria. Os resultados da investigação apontam a relevância para a consolidação de um ensino de música abrangente, contribuindo para as necessárias mudanças no sistema educacional vigente, sobretudo nos cursos de Licenciatura em Música, que formam professores que irão atuar em diversos espaços de ensino. Recomendamos um acompanhamento destes professores entrevistados para que ampliem seus conhecimentos acerca da Musicalidade Abrangente e na aplicabilidade da proposta metodológica Musicalizando com Alegria, como contribuintes ao seu crescimento pessoal e profissional. O estudo corrobora para posicionar a Educação Musical como instrumento de mudança da complexa realidade educacional dos dias atuais, imprimindo assim um pensamento ix abrangente, multidimensional, transdisciplinar e amplo, comprovando a necessidade de prosseguirmos avançando em busca de transformações, nas nuances e no movimento vivos do conhecimento. Palavras-chave: Musicalizando com Alegria. Musicalidade Abrangente. Educação Musical. Formação Continuada de Professores. 


Para saber mais: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO MÔNICA COROPOS

ABSTRACT 

COROPOS, Mônica. Musicalizando com Alegria – Proposta metodológica de ensino da música através de músicas e atividades dirigidas na formação continuada de professores e aplicada a crianças: um olhar sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes. Escola de Música, Rio de Janeiro, 2017. The present research presents the methodological proposal Musicalizando com Alegria, which consists of musical learning through songs, experiences and activities directed and applied under the cognitive, affective and psychomotor axes of Comprehensive Musicianship. Believing that the applicability of the methodology to children and in the ongoing training of teachers in formal and non-formal teaching-learning spaces mitigates the distortions arising from the fragmentation of existing knowledge in the current reality, we suggest the implementation of comprehensive curricular proposals that do not unilaterally and in the isolationism of a single approach, but that seek the unification, the signification, the expansion and payment of the teaching and learning of Music, bringing new look to current and future research, for the dimension still little explored and with great impact for the scenario of Music Education. With the objective of investigating the applicability of the Musicalizando com Alegria methodological proposal from the perspective of the Comprehensive Musicianship in musical education environments, a sorting in the collecting sources was established through a semi - structured self - administered questionnaire to gather information of relevance to the research. The data collection was carried out in Brazilian territory, being subjects, students of the Music Education course of the Instituto Brasileiro de Educação Superior Continuada and of the Course of Musical Initiation of Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participants of the Workshops and members of the groups of WhatsApp Musicalizando com Alegria. The research results point to the importance of consolidating a comprehensive music education, contributing to the necessary changes in the current educational system, especially in courses which form teachers who will work in different educational spaces. We recommend a follow-up of these interviewed teachers to broaden their knowledge about Comprehensive Musicianship and the applicability of the methodical proposal Musicalizando com Alegria, as contributors to their personal and professional growth. The study corroborates to position Musical Education as a tool to change the complex educational reality of the present day, thus imparting a comprehensive, multidimensional, transdisciplinary and broad thinking, proving the need to continue advancing in search of transformations, nuances and movement knowledge. xi Key words: Musicalizando com Alegria, Comprehensive Musicianship, Musical Education, Ongoing training of teachers. 


Para saber mais: 

www.coropos.com

https://www.blogger.com/blog/post/edit/6982356807979892823/5700062375630706073#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom você ter estado aqui comigo. Vamos juntos na caminhada da vida?Obrigada!