terça-feira, 5 de abril de 2022

Recursos Didáticos e Educação Musical: Um olhar sob a Proposta Metodológica Musicalizando com Alegria Mônica Coropos

 Recursos Didáticos e Educação Musical: Um olhar sob a Proposta Metodológica Musicalizando com Alegria

                                                            Mônica Coropos

                                          (monicacoropos@gmail.com)

É preciso virar a chave: As transformações educacionais exigem do educador musical a contextualização dos métodos e metodologias. Apesar da tecnologia, produção de materiais e dos avanços e diversificação das ferramentas, ainda é perceptível a timidez dos educadores musicais em ousarem romper o modelo tradicionalista de ensino. O presente trabalho traz luz a esta percepção e colabora por trazer uma proposta de ensino e aprendizagem em que educador musical e aluno atuem e vivenciem os conteúdos abordados, saindo da passividade e, ao invés da memorização e reprodução destes, sejam apresentados a um novo paradigma de participação: uma participação experiencial e ativa na construção e sedimentação dos seus conhecimentos. Os recursos didáticos são uma potência para a vivência e sedimentação dos conteúdos, seja nas aulas individuais, no ensino não-formal ou formal, pois estes têm a capacidade de despertar e estimular os mecanismos sensoriais, fazendo com que o aluno desenvolva sua criatividade, tornando-se participante ativo de construções cognitivas. 

         Em um mundo globalizado e tecnológico, é necessária uma constante reflexão na forma de ensinar e de aprender. Um ensinar mais compartilhado, orientado, coordenado pelo professor, com participação dos alunos, seja de forma individual ou coletiva, certamente tem mais a contribuir para a aprendizagem do aluno, se comparado ao ensino tradicional. Especificamente no ensino e aprendizagem da música, concordamos com quando diz que os recursos didáticos podem contribuir para que processo ocorra de forma lúdica e atraente, despertando o interesse através da experimentação, partindo do sensorial para a formação do conceito. Por meio dos recursos didáticos é possível ensinar os conceitos de ritmo, melodia, harmonia, timbre, altura, duração, intensidade, dentre outros que são relevantes para o desenvolvimento da musicalidade abrangente desde a infância. Os recursos didáticos, possuem o potencial de gerar motivação, prazer e benefícios como o desenvolvimento da criatividade, o conhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais, desenvolvimento das habilidades musicais como a acuidade auditiva, a escuta ativa, a percepção dos parâmetros do som, o emprego da dinâmica, a criação e sensibilidade. 

É possível criar ambientes favoráveis ao ensino e aprendizagem através dos recursos didáticos. Por sua diversidade e pela extensa possibilidade de disponibilizarmos recursos de todo valor aquisitivo – quer sejam comprados, confeccionados, reciclados - devemos utilizar tudo que temos à nossa disposição. Os recursos didáticos são imprescindíveis e considera-se que são um dos caminhos mais eficazes de auxílio ao ensino. Usar recursos didáticos nas aulas é ensinar o mesmo conteúdo de formas diferentes, é reforçar o aprendizado, através de experiências cheias de significado, afetividade e socialização. É externar o cuidado na preparação das aulas, pois estas acontecem bem antes do horário agendado, exigindo de quem ensina a pesquisa, a reflexão, a criatividade, a elaboração. 

Os recursos didáticos são ferramentas para auxiliar o aprendizado dos conteúdos e objetivos da educação musical pois são parte do processo educativo. Eles não substituem a atuação do professor: sua função é aumentar o alcance das mensagens, ou seja, fazer com que o maior número de alunos possa assimilar o conhecimento. É o professor que dá vida às aulas, permitindo que um conhecimento seja vivenciado e experimentado de diversas maneiras, permitindo o aprofundamento, a pesquisa, a dúvida. 

Transformar cada encontro e aula em um momento significativo passa pela compreensão de que se faz necessário modificar a forma de ensinar e de aprender. Ao invés de acúmulo de informações fragmentadas e desconectadas da prática musical, do fazer, do criar e do pertencimento que deve ser nutrido com a música, os recursos didáticos trarão um aporte mais compartilhado, orientado e coordenado pelo educador musical que, atraindo a participação dos estudantes fará do tempo de estudo da música um tempo de desenvolvimento e ampliação do saber musical, da transdisciplinaridade e de uma Educação Musical abrangente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom você ter estado aqui comigo. Vamos juntos na caminhada da vida?Obrigada!