sábado, 15 de setembro de 2012

QUERMESSES (Mônica Coropos, 2012)


Quermesses são festas realizadas em diversas épocas, de 
acordo com cada paróquia. Geralmente são compostas por
manifestações e quitutes típicos de cada região como 
barracas de sorteios, jogos com prêmios, bebidas comidas 
típicas. Segundo a Wikipédia, "o termo "quermesse" é 
derivado da palavra kerkmesse, da língua flamenga, que em 
francês passou a ser kermesse, de onde se originou o termo 
em português. Com o tempo, essas festas foram perdendo o 
cunho religioso e, no final da Idade Média, já eram 
consideradas como atentados aos bons costumes. 


O texto de Amós 5.23-24 diz: 

“Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!”. 


Vasculhei a net rapidamente. Li várias versões deste texto, alguns poucos artigos. Mas foram as palavras do Pr. João da

Cruz Parente - nem o conheço! - que me causaram impacto:


"Como está chegando aos ouvidos de Deus o som dos 

nossos louvores? Estamos frequentando reuniões 

onde homens ungidos e cheios do poder de Deus, 

estão pregando a Palavra com ousadia e 

autoridade, ou apenas vamos a quermesses na 

versão gospel?"

Hoje, muito tempo depois de Amós, Deus continua odiando e 
desprezando festas hipócritas. Veja, quem sou eu para julgar 
alguém ou alguma prática. Mas, como ministra desse 
evangelho, preciso despertar, pelo menos, uma reflexão nos 
que lidero, nos que me leem, nos meus filhos, em mim mesma, sei lá...


O som dos nossos louvores para Deus vão muito além das 
belas performances, das multidões. Não é que Deus não se 
agrade disso. Ele é Deus, e vê a intenção do coração, seja na 
igreja que canta acompanhada de um pandeiro, seja do povo
que se reúne com brados e holofotes. Ele não se deslumbra 
com um nem com outro: mas se derrete diante de corações 
quebrantados, que reconhecem o seu senhorio e a sua 
grandeza diante da pecaminosidade e pequenez do ser 
humano. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom você ter estado aqui comigo. Vamos juntos na caminhada da vida?Obrigada!